O couro cabeludo ressecado afeta muitas pessoas e pode levar a alguns sérios problemas. É por isso que é necessário encontrar a causa para essa condição e lidar com o ressecamento. Afinal de contas, o estado do couro cabeludo tem um grande impacto na aparência do cabelo.
Couro cabeludo ressecado e possíveis consequências
- caspa
- cabelo fino
- sensação de ardência
- descamação
- feridas
- coceira
- irritação
Causas do couro cabeludo ressecado
1. Shampoo muito agressivo
A pele do couro cabeludo é extremamente delicada. O cabelo lida bem com condicionadores intensivos mas o couro cabeludo definitivamente necessita de produtos mais suaves. Shampoos com sulfatos, álcoois e silicones podem deixar o couro cabeludo muito seco e irritado. E mais, você deve parar de usar shampoos anticaspa porque ele pode causar ressecamento. Devemos tratar esse cosmético como uma última opção, não como um produto para o dia a dia.
E o que usar então?! Ao invés de um shampoo de limpeza profunda, procure shampoos formulados sem sulfatos e parabenos. Produtos mais suaves vão limpar e ao mesmo tempo nutrir e hidratar o couro cabeludo.
2. Alta temperatura
Nem o cabelo nem o couro cabeludo gostam de calor. Usar água quente para enxaguar o shampoo ou o condicionador podem causar ressecamento na pele. A alta temperatura ao usar o secador faz o couro cabeludo perder hidratação da mesma forma. Aparelhos para modelar os cabelos como chapinha e babyliss danificam o cabelo, afetando o couro cabeludo também.
E o que fazer então? Usar o secador não é proibido. Apenas use uma temperatura mais fria. E antes de começar aplique o protetor térmico e escolha uma temperatura não tão quente.
3. Má alimentação
Sim, maus hábitos alimentares podem causar ressecamento do couro cabeludo! Você faz isso tomando menos água que o necessário e não comendo nutrientes o suficiente. Comidas altamente processadas, açúcares, gorduras ruins, tudo isso tem um efeito negativo no seu corpo, e logo também no seu couro cabeludo.
E como proceder? Tente beber oito copos de água por dia. Enriqueça sua dieta com peixes, nozes, frutas e vegetais. Considere a suplementação de zinco, ferro e magnésio. Esqueça os cigarros.
Ao eliminar as causas, usar os produtos corretos e se alimentando de forma saudável, seu ressecamento do couro cabeludo deve ser resolvido. No entanto, se ele for causado por uma doença (dermatite, psoríase, diabetes) ou hormônios desregulados, então o problema não é tão fácil de ser resolvido. Nesse caso você precisa de um especialista (tricologista, por exemplo) que vai fazer testes e introduzir um tratamento customizado para que você possa usufruir de um couro cabeludo saudável e um cabelo bonito!