Se você quer ter dentes mais brancos, não é necessário ir ao dentista. Existem alguns métodos caseiros para tornar seus dentes menos amarelos. Um deles é usar carvão ativado. Mas o que há de tão especial no carvão ativado? É um método seguro?
O carvão e suas propriedades clareadoras
A molécula do carvão é super absorvente e porosa, motivo pelo qual se une com moléculas de outros componentes químicos muito bem, incluindo toxinas. Graças à sua propriedade de abrasivo delicado, o carvão ajuda na remoção da placa.
Qual é a aparência do clareador dental de carvão?
Esse tipo de clareador dental é feito com carvão ativado que pode ser adquirido nas farmácias sem receita médica. Está disponível em forma de cápsulas ou comprimidos. Se você tiver essa opção, dê preferência às cápsulas pois assim você não terá o trabalho de amassar os comprimidos antes de usar. O pó do carvão precisa ser misturado com algumas gotas de água para que se obtenha uma pasta rala. Clarear os dentes com carvão pode ser feito de duas formas. A primeira consiste em aplicar a pasta nos dentes e escová-los por alguns minutos. A segunda, menos invasiva, consiste em aplicar a pasta nos dentes, deixando agir por alguns minutos e depois enxaguando. Para tornar o efeito de dentes brancos mais perceptível, você deve repetir o processo pelo menos uma vez por semana.
O método clareador com carvão é seguro?
As opiniões são divididas. Esse método traz o risco de danificar o esmalte dos dentes. Esse efeito colateral é especialmente perigoso para quem escolhe usar o clareador de carvão por meio da escovação com a pasta de carvão. A consequência desse procedimento é a remoção mecânica da placa dentária e, por conseguinte, o desgaste do esmalte dos dentes. Já o segundo método é considerado totalmente não invasivo; não há a possibilidade de desgaste do esmalte dos dentes. Mais importante ainda, o carvão ativado não traz riscos à sua gengiva. Ele não deixa manchas ou marcas – é facilmente removível em sua totalidade dos dentes, gengiva, escova dental e também da pia.