Formas de ter lábios perfeitos. Como dar forma e torná-los maiores.

Nem toda mulher tem lábios bonitos e volumosos. Algumas aceitam essa imperfeição numa boa, enquanto outras se recusam. Este último grupo de garotas podem recorrer a lipoinjeção, implantes com Artecoll, Aquamid, Gore-tex, e até mesmo cirurgia labial. Como funciona cada método e qual deles escolher? Aqui estão os prós e contras de todos eles.

Lipoinjeção

A injeção de gordura te permite aumentar os lábios da forma mais natural que existe atualmente. Consiste em retirar a gordura de alguma parte do seu corpo e transferir para os lábios. O tecido precisa ser feito de células que são capazes de sobreviver em um novo ambiente. O cirurgião então perfura os lábios com uma agulha elástica especial e injeta a quantidade apropriada de gordura. Este procedimento é realizado com anestesia local ou geral.

Na maioria dos casos não há complicações pois o procedimento utiliza a gordura da própria paciente. Com o tempo a gordura é absorvida e o efeito do procedimento dura de 6 a 12 meses. Caso necessário o procedimento pode ser realizado novamente; após duas ou três sessões, o efeito de lábios volumosos pode até mesmo durar alguns anos.

Por alguns dias os lábios vão ficar inchados e as áreas onde foram feitas as injeções podem ficar feridas. Já que a gordura nunca será absorvida totalmente, os lábios vão pernecer um pouco maiores, mesmo se você não fizer mais o procedimento.

Implante labial com Gore-tex

Para conseguir ter lábios maiores, você pode testar o Gore-tex ou mesmo Alloderm (que nada mais é que um pedaço de pele humana processada, o que diminui a rejeição pelo paciente). Gore-tex é um material artificial que é bem tolerado pelo corpo. O implante Gore-tex tem a forma de um fio, feixe ou placa que é aplicado com uma agulha e cujo tamanho pode ser customizado sob a pele dos lábios. O fio ou placa é introduzido por baixo da pele dos lábios. O procedimento é realizado com anestesia geral (venosa) ou anestesia local.

O implante labial com Gore-tex tem um resultado duradouro e como é bem aceito pelo organismo, o risco de complicações é realmente baixo. E se o paciente não estiver satisfeito com o resultado, ele pode remover os implantes.

Por até uma semana depois do procedimento, os lábios permanecem inchados. Logo no início será possível sentir o implante, mas os pacientes afirmam se acostumar com ele rapidamente. Há o risco de que o implante saia do lugar durante o beijo, por exemplo, mas as chances são mínimas.

Preenchimento com Artecoll

Artecoll é uma mistura de colágeno e partículas microscópicas de acrílico. A mistura é injetada na pele do paciente após anestesia local. O efeito dura por um ano. O procedimento deve ser repetido de tempos em tempos – mas a frequência é definida de acordo com cada indivíduo.

O lado bom desse procedimento é seu efeito imediato, enquanto o lado ruim é o alto índice de reação alérgica ao Artecoll e a não absorção do acrílico. Esta última pode resultar em pequenas protuberâncias por baixo da pele, que não podem ser removidas.

Preenchimento com Aquamid

Aquamid é uma mistura feita de água (97,5%) e hidrogel (2,5%). O hidrogel transforma a água em uma substância gelatinosa que não é absorvida e não se move. Aquamid está disponível em seringas é é injetável de forma subcutânea com uma agulha fina e anestesia local.

Aquamid permite o aumento permanente dos lábios e não causa reações alérgicas. As desvantagens do produto incluem lábios avermelhados e inchados, o que dura por algumas horas. Além disso, o paciente não deve se expor ao sol por duas semanas, pois isso pode fazer com que a substância seja absorvida.

Cirurgia nos lábios

O objetivo da cirurgia é de aumentar os lábios de forma permanente ou de remodelá-los. Na maioria dos casos, o fim dos lábios (a linha onde a pele dos lábios encontra com a pele do rosto) recebe um corte para remover uma faixa de pele do rosto que é coberta com a pele do lábios após ser esticada. O procedimento é finalizado com pontos. O limite dos lábios fica com uma pequena cicatriz que pode ser coberta com batom ou mesmo com maquiagem permanente.

A alternativa para esse procedimento consiste em levantar a parte do meio do lábio superior ao cortar e remover uma faixa de pele da base do nariz. Da mesma forma, o lábio pode ser reduzido ao se cortar uma faixa de pele da mucosa labial, localizada na cavidade oral. Esses procedimentos são realizados com anestesia geral, venosa ou local.

A vantagem desse procedimento é definitivamente ser permanente e a desvantagem é ser definitiva. E também, o procedimento deixa o paciente com (pequenas) cicatrizes para sempre.