Você já ouviu falar em cosméticos veganos e cruelty-free? Essa é uma tendência que vem crescendo nas últimas décadas, e que tem se tornado cada vez mais popular. Pessoas de todas as idades têm se mostrado cada vez mais preocupadas em adotar estilos de vida saudáveis, e isso inclui o uso de produtos de maquiagem que sejam produzidos de forma consciente e responsável com o meio ambiente e os animais.
A beleza cruelty-free refere-se a produtos cosméticos que não tenham sido testados em animais, e que não contenham nenhuma espécie de ingredientes de origem animal. Nos últimos anos, muitos consumidores, principalmente veganos, têm se mostrado mais conscientes do que possuem em sua necessaire, e começam a questionar se os produtos possuem ingredientes e ativos de origem animal. Ainda que existam alguns países que proíbem o teste de cosméticos em animais, como por exemplo o Brasil, muitos produtos ainda são testados em países que não possuem essa regulamentação.
Testes em animais: o que é?
Testes em animais são experimentos praticados em diversas espécies animais que são usados para determinar a segurança, eficácia e tolerabilidade de produtos cosméticos. São realizados quanto a higiene pessoal, produtos para a saúde, produtos de perfumaria e maquiagem, entre outros. Os testes muitas vezes envolvem o uso, ferimentos, alimentação forçada ou à base de drogas, envenenamento e injeção de substâncias tóxicas. Infelizmente, muitos desses experimentos resultam em morte do animal.
Embora nas últimas décadas tenham havido muitos avanços na regulamentação de ensaios com animais, infelizmente ainda há companhias que os utilizam. Para contornar isso, surgiram nas últimas décadas as marcas cruetly-free, que abrangem produtos não testados em animais e que não contêm qualquer espécie de ingrediente animal. Dar preferência a uma marca cruelty-free é um grande passo na direção de uma vida mais consciente, melhorando assim nossa relação com o meio ambiente e com os animais que cohabitam nosso planeta.
Comprometimento ético e sustentabilidade
Passear pelo mercado de cosméticos veganos é uma ótima maneira de focar nos hábitos de consumo e se comprometer com ações sustentáveis. Produtos cruelty-free com ingredientes de origem vegetal reduz não só o uso de recursos naturais, como também garantem que o processo produtivo não é prejudicial para a saúde humana.
Além disso, a maioria das marcas que tem compromisso ético contribuem diretamente com o meio ambiente, a saúde dos animais e com o bem-estar social. Muitos também praticam padrões de responsabilidade corporativa e se esforçam para circularem produtos de maneira consciente e econômica, dispensando os materiais que possam ser prejudiciais para o meio ambiente.
Por outro lado, marcas que não seguem esses padrões normalmente são acusadas de produzirem produtos em larga escala, praticando preços muito baixos e estimulando o uso desnecessário dos recursos naturais. Testar seus produtos em animais ainda é percebido com muita desconfiança, logo muitas empresas optam por aderir ao posicionamento de beleza cruelty-free e Vegan. Dessa forma, elas conseguem desenvolver produtos de alta qualidade, que além de atender às necessidades dos consumidores, ainda atendem às premissas de responsabilidade em relação ao meio ambiente e aos animais.
Marcas Vegan e Cruelty-Free: a solução é adotar
As principais vantagens oferecidas por cosméticos veganos e cruelty-free estão relacionadas aos seus ingredientes naturais, que são capazes de proporcionar beleza autêntica com resultados eficazes e visíveis. As matérias-primas selecionadas para esses produtos são no geral gentis e não agressivos para a pele, atendendo às necessidades dos mais diversos tipos de pele.
Ainda existe uma série de vantagens sócio-ambientais relacionada ao consumo de cosméticos veganos cruelty-free. Os produtos costumam ser envasados em embalagens recicláveis ou, melhor ainda, biodegradáveis. Além disso, não contêm produtos químicos agressivos, como pesticidas ou fertilizantes que são usados na produção de cosméticos convencionais. Escolher marcas cruelty-free garante que você não esteja incentivando o uso de ativos de origem animal ou experimentos realizados em animais.
Fazer parte do movimento do bem e dar preferência aos produtos vegan e cruetly-free é um passo importante para assumirmos o nosso papel como consumidor consciente. Além disso, você colabora com a diminuição dos testes em animais, pois muitas marcas veem no ativismo animalista uma motivação para se tornarem cruetly-free. Com isso, é possível contribuir diretamente para a colaboração de um mundo melhor e mais justo para os seus habitantes, humanos e não-humanos.
Conclusão
Embora ainda haja muito a ser feito em relação à lei sobre a proibição de testes em animais, a verdade é que, como consumidores, podemos fazer a nossa parte para incentivar os direitos animais e a bioeconômia. A lenta, mas progressiva mudança de padrão para adesão ao envolvimento ético tem crescido nos últimos anos, e é nesse meio que produtos veganos e cruelty-free têm se encaixado tão bem com o intuito de assumir o compromisso de responsabilidade social e ambiental para com o nosso planeta, os animais e as pessoas.
Ao optar por produtos cruelty-free você contribue com a luta pelos direitos animais, ajudando assim a eliminar os testes em animais. Minimizar o uso de recursos naturais e as emissões de gases de efeito