Argilas: Descubra qual se adequa melhor à sua pele

As argilas para a pele são uma daquelas maravilhosas “invenções” da Mãe Natureza. Elas possuem muitos benefícios para a pele, são cheias de nutrientes, minerais e além de tudo isso são cosméticos inteiramente naturais. Outro ponto positivo sobre as argilas é a diversidade, o que significa que não existe um tipo de pele que não vai se beneficiar com pelo menos um tipo de argila. Continue lendo para aprender o básico sobre as argilas e descubra suas brilhantes propriedades.

O que exatamente são as argilas?

A argila é um mineral resultante da sedimentação de rochas de sílica e alumínio. A França é um país conhecido por ter as fontes mais abundantes de argila, que são retiradas do solo por meio de escavação (a cerca de 70 m de profundidade), secadas em exposição ao Sol e fervidas para finalmente serem comercializadas e irem parar no seu banheiro.

Não dá para negar que as argilas oferecem vários benefícios. Conhecidas por séculos, elas foram e ainda são objeto de estudo e pesquisa, que levam a descobertas de propriedades incríveis desses produtos de skincare completamete naturais. Você sabia que antigamente a argila era usada para o tratamento de tuberculose e desinteria? Hoje, no entanto, nós vamos focar e analisar somente os maravilhosos efeitos cosméticos que a argila tem na sua pele.

Do que as argilas são feitas?

  • Macro e micro elementos,
  • cálcio, zinco, cobre e fósforo,
  • um pouco de selênio e molibdênio,
  • vitamina E,
  • ferro e silicone.

Tipos e benefícios das argilas

• ARGILA VERDE

O cosmético perfeito para pele que é propensa à acne e tem excesso de oleosidade. A argila verde é abundante em ferro, o que inclusive é o motivo pelo qual ela tem a cor verde. E mais que isso, ela contêm selênio, cálcio e silicone. Não há outro cosmético natural tão potente que funcionaria para a pele oleosa tão bem. Ela desentope os poros sem irritar a barreira de proteção da sua pele.

• ARGILA BRANCA

A argila branca é destinada a peles sensíveis e desidratadas. O interessante é que ela é chamada de argila de porcelana porque ela era usada como constituente da porcelana chinesa. Se você decidir aplicar a argila branca no rosto, você vai fornecer à sua pele caulinita, manganês, magnésio, sódio e ferro – é isso que trata muito bem peles hiper sensíveis e alivia a irritação. Fora isso, a argila branca também vai te ajudar a tratar cabelos oleosos.

• ARGILA ROSA

Se adequa a todos os tipos de pele e idades. Não importa se sua pele é oleosa, madura ou extremamente seca, você pode usar argila rosa para suprir os nutrientes da pele. O interessante é que não existe argila rosa na natureza, ela é a mistura das argilas branca e vermelha com o objetivo de aliviar inflamações e balancear a produção de sebo. Também é comprovado que ela possui um efeito calmante e suavizante na pele.

• ARGILA VERMELHA

Essa argila é a amiga da combinação de pele madura e com couperose. A argila vermelha tem uma alta concentração de ferro, silicone, cobalto, cobre e selênio, que comprovadamente tem um efeito positivo na pele com vasinhos – ela ajuda a comprimir os vasos rompidos. Fora isso, ela também pode ser aplicada em peles propensas à acne para reduzir o problema visivelmente.

• ARGILA GHASSOUL (MARROQUINA)

Como já é de se esperar, essa argila vem do Marrocos, e é um produtos mais exportados desse país. A argila ghassoul parece ser especial por ter uma gama de benefícios: tem efeito limpante, cuida muito bem da pele, suaviza, relaxa, uniformiza o tom da pele e potencializa a circulação sanguínea. Quando usada regularmente, ela melhora a elasticidade da pele. Pode ser usada em todos os tipos de pele.

•  ARGILA BENTONITA

É uma argila de cor cinza formada a partir das ações do tempo na cinza vulcânica, e seu componente chave é montmorilonita – um mineral conhecido por aumentar a quantidade de oxigênio e nutrientes na pele. Vate também acrescentar que esse cosmético deixa a pele viçosa, uniformiza o tom, previne rugas e melhora a elasticidade.